terça-feira, 7 de julho de 2009

Novo Basquete, antigos problemas.

No dia 23 de Maio de 2009, o nosso eterno ídolo do basquetebol, Wlamir Marques, escreveu um pequeno depoimento em sua comunidade no orkut. Com uma simplicidade e objetividade impressionante, Wlamir levantou questões que nos fazem pensar e que, agora com o término do 1º NBB, devemos nos perguntar o que queremos na formação de nossos atletas.


Segue o texto do Mestre Wlamir Marques que gentilmente autorizou a publicação do mesmo.







Após assistir ao 3º jogo do playoff entre o Flamengo x Pinheiros , confesso que me deu vontade de retornar ao mesmo assunto . É incrível tanta falta de raciocínio, de comando, de sutilezas, de caprichos, de organização, etc , etc e etc. Dá vergonha assistir aqui no Brasil um jogo desses: é muita irresponsabilidade para o meu gosto. Muitos erros de interpretação, velocidade extrema, incapacidade mental, puro individualismo, conscientização de jogo zero.
O jogo passa a ser cômico de tanta regalia dada aos atletas e ninguém susta aquilo. Quanto mais correm mais se complicam. Chegam a perder contra-ataques em série por total incapacidade mental. Os dois técnicos assistindo tudo e deixando para os jogadores o destino do jogo e do bumba meu boi , quando eles deveriam ser os chefes de uma grande missão . Um ficou na quadra o tempo todo, o outro foi expulso e ficou fora dando orientações não permitidas pela regra . Tudo isso veio coroar uma grande pelada oficial e muito bem paga.
Custo a acreditar que em sã consciência os nossos técnicos e jogadores aceitam essa forma de jogar como algo confiável e útil ao basquete brasileiro. Estamos na contramão do mundo, a loucura impera e nos falta a oxigenação necessária, só pode ser isso, não pensam e nem medem as consequências . Falam muito em mudanças no basquete brasileiro, mas ela só poderá vir se mudarmos tudo dentro das quadras. Ali está o nosso diabo, ali está a nossa descrença , urge um exorcismo completo . Ali está faltando DEUS, porque o que eu sinto é: "CADA UM PRÁ SI E DEUS PRÁ NINGUÉM."



Através deste breve depoimento do Mestre Wlamir, fica a indagação de onde queremos chegar com a formação de nossos atletas, o que devemos trabalhar com o basquetebol nas diversas categorias e que tipo de valores queremos passar aos nossos alunos?


O relato deste jogo mostra um conceito de liberdade de ações que fragilizam a renovação do nosso basquetebol. Pouca preocupação com os conceitos coletivos de jogo e a falta de capacidade de explorar os pontos fortes da sua equipe mas também de ler os pontos fracos do adversário.



O Basquetebol adoece desta forma e não cria nenhum tipo de "anticorpos" para poder crescer saudável. Vivemos uma formação que a partir do ganho de habilidades pelo atleta, perde-se o respeito com a formação, o compromisso com os fundamentos básicos e cresce o descaso com a consciência coletiva , tudo na mesma proporção.

Vendo o destaque que a modalidade tem ganho na mídia, é preciso também questionar os métodos utilizados na formação dos atletas e que tipo de senso crítico estamos dando aos futuros praticantes? A exarcebação da competição nas categorias de base passando por cima de uma preocupação com uma formação sobre os conceitos do jogo, torna a modalidade carente de conhecimento e de possibilidades.

O "Novo" Basquete Brasileiro precisa ter a humildade de ressignificar seus conceitos sem perder a sua identidade.

3 comentários:

Jalber Rodrigues disse...

Bom, o Mestre Wlamir esta coberto de razão, mas escondidos dentro do interior do Brasil exixtem ainda anônimos que tentam mudar essa tentenência da formação dos novos atletas.
Aproveitando um texto maravilhoso do Marcão aqui do pratica produzi um vídeo para os atletas do projeto assistência tenham uma visão mais ampla do basquete.
Quem quizer conferir o video, e aproveitando pra falar com o marcão que é o autor do texto assistir e dar o aval pode encontra lo no endereço http://basquetebol-kta.blogspot.com
abçs a todos

Anônimo disse...

Genial post and this mail helped me alot in my college assignement. Say thank you you on your information.

Anônimo disse...

http://lumerkoz.edu very best job imitrex side effects harmonious buspar timethe famvir bullockci evsjv avapro side effects securty brooms atenolol side effects knowacademic lark